Professor Doutor Silvério

Blog: "Comportamento Crítico"

Professor Doutor Silvério

Silvério da Costa Oliveira é Doutor em Psicologia Social - PhD, Psicólogo, Filósofo e Escritor.

(Doutorado em Psicologia Social; Mestrado em Psicologia; Psicólogo, Bacharel em Psicologia, Bacharel em Filosofia; Licenciatura Plena em Psicologia; Licenciatura Plena em Filosofia)

Sites na Internet – Doutor Silvério

1- Site: www.doutorsilverio.com

2- Blog 1 “Ser Escritor”: http://www.doutorsilverio.blogspot.com.br

3- Blog 2 “Comportamento Crítico”: http://www.doutorsilverio42.blogspot.com.br

4- Blog 3 “Uma boa idéia! Uma grande viagem!”: http://www.doutorsilverio51.blogspot.com.br

5- Blog 4 “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://livroograndesegredo.blogspot.com/

6- Perfil no Face Book “Silvério Oliveira”: https://www.facebook.com/silverio.oliveira.10?ref=tn_tnmn

7- Página no Face Book “Dr. Silvério”: https://www.facebook.com/drsilveriodacostaoliveira

8- Página no Face Book “O grande segredo: A história não contada do Brasil”

https://www.facebook.com/O-Grande-Segredo-A-hist%C3%B3ria-n%C3%A3o-contada-do-Brasil-343302726132310/?modal=admin_todo_tour

9- Página de compra dos livros de Silvério: http://www.clubedeautores.com.br/authors/82973

10- Página no You Tube: http://www.youtube.com/user/drsilverio

11- Currículo na plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/8416787875430721

12- Email: doutorsilveriooliveira@gmail.com


E-mails encaminhados para doutorsilveriooliveira@gmail.com serão respondidos e comentados excluindo-se nomes e outros dados informativos de modo a manter o anonimato das pessoas envolvidas. Você é bem vindo!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

A cegueira de alguns petistas



 Por: Silvério da Costa Oliveira.

Recentemente tenho pensado muito sobre o atual governo federal, sobre o PT no poder no Brasil e sobre aqueles que usam as redes sociais para defender o partido, mesmo contra todo bom senso e negando de ver os escândalos divulgados pela mídia. Penso que aqueles que torcem pelo PT como se seu time de futebol fosse, sofrem de cegueira seletiva, vivem no mundo do passado, com medo do futuro. O que governos anteriores possam ter feito ou deixado de fazer não justifica o que este governo faz ou fez.
 Alguns teimam em usar de uma seletividade imaginária entre quem é ou não do seu partido, no entanto, penso que política não deve ser vista como time de futebol ou escola de samba para torcemos de coração pelo nosso partido. Quando o cara é bandido, corrupto, ladrão ele o é independente de partido e a verdadeira maturidade política diz que devemos separar as maçãs podres do cesto. Não é negando escândalos como o da refinaria de Pasadena que resolvemos a questão. Se tais escândalos fossem do PSDB ou de qualquer outro partido os petistas estariam berrando, mas já que os mesmos ocorrem no PT há uma cegueira seletiva. Que país que iremos construir assim? Quero o PT fora porque ele é nocivo para o país e não para os interesses de uma classe ou grupo qualquer e esta nocividade é visível para qualquer um que acompanhe os fatos políticos que estão aí para todos verem.

Porque alguns indivíduos ditos petistas só falam no passado? Por acaso qualquer coisa de errado que qualquer governo tenha feito desde a fundação deste país irá inocentar ou redimir toda esta roubalheira, bandalheira, corrupção e desgoverno que vemos neste PT da Dilma? Algo que o imperador D. Pedro I ou II tenha feito encobre Pasadena ou o mensalão? Cadê a maturidade? Volto a afirmar que política não pode ser encarada como futebol, não estamos aqui para defender nosso time de futebol ou nossa escola de samba. Qual o interesse em manter esta cegueira seletiva em relação ao momento presente e a tudo se referir ao passado? Aqui e agora eu não quero um governo corrupto e incompetente, não importa qual partido ou pessoa esteja à frente.
Que cessem os petistas com sua cegueira seletiva que transparece quando defendem seu partido como a um time de futebol ou uma escola de samba. Que cesse o governo PT Dilma em 5 de outubro de 2014 pela maturidade nas urnas dos não cegos. Que cesse, por favor, a defesa do indefensável.
O mais chato é observarmos que algumas pessoas não querem ver o óbvio que é esta roubalheira, estes escândalos, o mensalão, Pasadena e tantos outros. De fato, penso que é difícil ver alguém defendendo o indefensável, dá um embrulho no estômago. Acho tão absurdo que quando vejo isto em alguma rede social, chego mesmo a chamar outros amigos para verem o teor destes debates improdutivos. Meus amigos sempre são bem vindos ao debate e se tudo correr bem, após 5 de outubro haverá uma salutar mudança no governo federal.
A realidade do Brasil é desta para pior, basta olhar a sua volta. É como digo, só não vê a realidade quem tem interesses particulares a defender ou quem adota uma cegueira seletiva.
Se defender a verdade e questionar a integridade, honestidade, capacidade e competência de um governo mergulhado em tantos escândalos, como o mais recente de Pasadena ou o mensalão dentre muitos outros e pedir um governo novo e honesto pode fazer a pessoa parecer ser um tolo, como alguns mais radicais postam em redes sociais, então é preferível ser um tolo convicto, pois, é preferível ser um tolo a aceitar esta realidade cruel sem nada fazer para mudá-la. Nossos avós diziam que "água mole em pedra dura tanto bate até que fura", portanto, continuemos sendo um tolo jogando água contra este desgoverno.
O problema não é uma determinada classe ou grupo social, como alguns petistas mais radicais querem fazer crer em postagens em redes sociais. Ocorre que este desgoverno é danoso para a nação. No caso em particular, por exemplo, da polícia federal, esta vem sendo impedida de investigar e trabalhar contra a corrupção do próprio governo e vem em uma seqüência de manifestações e tentativas de negociação, buscando não meramente aumento, afinal, policiais federais não ganham mal, o problema são as condições de trabalho e a necessidade de uma reestruturação da categoria para colocar a mesma nos moldes do FBI norte americano, tornando o departamento mais eficiente e atuante e empregando ao máximo os seus recursos humanos.
Caros amigos, se a Copa que está aí não tem o resplendor que merece é porque os escândalos do PT a estão encobrindo. Não vejo de modo diferente, penso sim que a alegria dos brasileiros pensantes foi em parte roubada por esta quadrilha que está aí no governo, vide Pasadena, o Mensalão e os dólares na cueca dentre muitos outros. Não há necessidade de gritar, basta argumentar se tiver argumentos sólidos. Eu não dissemino inverdades sobre o PT e não me venham com esta do PT versus o capital que não sou uma criança intelectual. Tenho plena consciência do que faço e do que este desgoverno vem fazendo ao nosso país. Eu não minto e seria deselegante ao oponente falar que minha trajetória intelectual será manchada pelo simples fato de expor minha opinião sobre este governo do PT, na verdade, se algo está sendo manchado é a imagem do PT e quem a está maculando é o próprio partido. Deixem de cegueira seletiva. Se um petista visse tudo isto feito pelo PSDB ou por qualquer outro partido, este seria o primeiro a gritar e não comigo.
É, meus amigos, isto tudo é falta de educação em um país de faz de conta onde à presidenta tem em seu currículo ter sido uma terrorista e que corre o risco de ser re-eleita apesar dos diversos escândalos em sua administração e pior, ainda encontramos pessoas que pintam de intelectual para defender este desgoverno e negar a verdade mais óbvia.
 Claro que sei que com algumas pessoas e com alguns petistas não tem argumento que funcione, não querem ver a realidade, quebram as regras do bom diálogo e saem cantando vitória, chegam mesmo a lembrar aquele pombo da anedota, que pousa no tabuleiro de xadrez, derruba as pedras, faz sujeira e depois grita que venceu.
Antes que comecem a tacar pedras neste ilustre amigo anti-petista que agora vos escreve, devo deixar bem claro que só falei o que penso, expressando minha opinião sobre fatos amplamente divulgados nas mídias, portanto, não mandem pedras, pois, a César o que é de César. Em verdade e pelo que tem sido exaustivamente veiculado pela mídia, escândalo após escândalo, se continuar assim por mais um mandato, a expressão "PT" vai acabar virando gíria para algo ruim, algo pejorativo, ser ladrão, corrupto, dizer uma coisa e fazer outra e por aí em diante. Daqui há alguns anos, se quiser ofender alguém na rua, basta gritar para o cara: "Vc é um grande PT".
Concordo plenamente com aqueles que, intranqüilos com a atual situação, expressam suas opiniões, seja pessoalmente ou por meio das redes sociais, pois, pelo menos a nossa parte faremos para nos livrar desta situação anacrônica que o PT nos trouxe.
O que eu não entendo é porque alguns petistas em redes sociais, se comportam de modo bizarro, pois, assumem a postura de reclamar dos argumentos de quem não vai votar no PT, mas eles próprios não tem argumentos viáveis. Usando-me de uma metáfora, parece-me que tais pessoas vestem a camisa do Vasco e vão para o meio da torcida do Flamengo gritar gol durante o jogo. Não acho isto muito sadio.
Até uma criança percebe o que ocorre neste país e não precisa títulos, basta querer ver, como dizem, só não vê quem não quer ver por algum motivo. Todos meus amigos no meu Face sabem que sou contra o atual desgoverno PT, contra Pasadena, o mensalão, os dólares na cueca, o esvaziamento e sucateamento da polícia federal e outras mazelas deste governo federal encabeçado pelo PT e Dilma. Me digam, por favor, meus amigos, por acaso eu falei alguma mentira? Por acaso sou eu que estou tentando denegrir a imagem deste governo PT ou é o próprio governo que tem o hábito de mergulhar de corpo inteiro na lama mais suja?
Há ainda os que misturam “alhos com bugalhos” e acabam defendendo a legalização das drogas, maconha em particular, e as restrições mais severas impostas pelo estatuto do desarmamento. Se alguém quiser defender a legalização das drogas é problema desta pessoa, mas minha honestidade e ética profissional me proíbem de o fazer. O caminho da vida é um e o da morte é outro, o das drogas está associado a este último. Quanto à questão das armas, a lei está aí e foi aprovada, mas nada impede que cada cidadão tenha sua própria opinião a respeito e que futuramente outras leis venham a abordar o mesmo tema. Eu particularmente entendo que não se deve desarmar a população e sim os bandidos. Se o bandido tem certeza que as pessoas de bem estão desarmadas, seja na rua ou em suas casas, este tende a ter mais confiança de que não haverá reação e poderá agir impunemente. Neste tocante sou mais favorável à visão norte americana sobre a compra e porte de armas.
Se a pessoa quer se iludir com este desgoverno é uma coisa, mas inverter tudo que é dito por todos é outra bem diferente. Porque inverter tudo o que é dito e querer transformar heróis em bandidos e bandidos em heróis? A César o que é de César, caros amigos. Para tudo é necessário argumentar e o que vejo por parte de alguns defensores petistas nas redes sociais é que seus argumentos são de fato muito fracos, fogem do tema em questão e por vezes citam autores meramente por citar, o que de fato não é prova de erudição ou sapiência.
Mas cabe encerrar pedindo calma a todos, em particular nas redes sociais, pois, é meu entendimento que mesmo que pensemos que temos de tirar o PT do poder e que este partido não terá nosso voto, não adianta brigar e perder a amizade com quem simplesmente não enxerga a verdade ou está iludido. Que cada um expresse sua opinião com liberdade e bons argumentos, mas que não ocorram brigas entre amigos presenciais ou virtuais motivadas pelo que os políticos possam fazer ou deixar de fazer ou por qual candidato possa ser eleito neste próximo pleito.

Pergunta: Em quem você vai votar em outubro de 2014? Porque desta escolha?

Prof. Dr. Silvério da Costa Oliveira.
Blog “Comportamento Crítico”:
Blog “Ser Escritor”:
(Respeite os Direitos Autorais – Respeite a autoria do texto – Todo autor tem o direito de ter seu nome citado junto aos textos de sua autoria)

2 comentários:

  1. Excelente artigo, Dr. Silvério, parabéns ! (Daniel Ávila)

    ResponderExcluir
  2. Encontrei agora essa postagem em relação ao estado de coisas que nos encontrávamos em 2014. Infelizmente vivemos em um país onde o maniqueísmo grosseiro é a ordem do dia. Prendemos um ladrão e colocamos um maluco no poder. Como o maluco não deu certo elegemos de novo o ladrão. Parece que não existem outras opções no Brasil, temos que escolher entre um predador e um ladrão para entrar em nossa casa e nunca um jardineiro.

    ResponderExcluir